Parceiros / Apoio / Realização

Parceiros / Apoio / Realização

sábado, 13 de agosto de 2011

Belezas do Maranhão

São Luís - MA

São Luís do Maranhão é uma das três únicas capitais brasileiras construídas em ilhas. Além disso, é a única cidade de nosso país a sofrer forte influência de três povos. Fundada pelos franceses, foi depois invadida pelos holandeses e finalmente colonizada por portugueses. O resultado foi uma mistura única de influências que gerou um mosaico histórico como poucos outros no mundo. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, esta cidade é um museu ao ar livre, uma viagem de volta ao passado, e a certeza de um passeio memorável.



Até o final do século passado, São Luís era apelidada de Atenas Brasileira, graças ao alto nível cultural de sua população. A cidade está situada entre os rios Anil e Bacanga, e seu trecho histórico situa-se a oeste. São centenas de casarões, incontáveis fachadas cobertas por azulejos, sacadas de ferro, janelas e portas em arco, que abrigam desde residências até hotéis, pequenas lojas, mercados, museus, casas de cultura, restaurantes, ateliês, agências de turismo, oficinas de artesanato, e principalmente uma gente simpática que tem prazer em receber visitantes.


Vista da Baía de São Marcos a partir do mirante situado ao lado do Palácio dos Leões. Neste momento a maré estava alta, e um cenário completamente diferente pode ser obtido deste mesmo lugar durante a maré baixa, quando este imenso rio praticamente seca por completo, formando uma imagem bastante surrealista.
















 Alcântara



Alcântara é outro passeio obrigatório para quem visita São Luis. Esta cidade está situada do outro lado da Baía de São Marcos, e para chegar lá é necessário tomar um dos barcos que zarpam do Terminal Hidroviário. A travessia dura cerca de 80 minutos, e costuma ser agitada, sendo freqüentes os casos de enjôo entre turistas. Mesmo assim, é impossível deixar passar a oportunidade de conhecer esta cidade que se preparou com todo esmero para a visita do imperador Pedro II. Na ocasião, cada Coronel mandou construir um casarão maior que o do seu vizinho, todos querendo ter a honra de abrigar o imperador quando ele chegasse.

Infelizmente D. Pedro II acabou nunca vindo a Alcântara, frustrando seus pretensos anfitriões. Em compensação, a competição para construir belas mansões legou à história e aos turistas um conjunto histórico como poucos, onde se destacam a Casa de Câmara, Cadeia Pública,  Pelourinho e Igreja do Carmo.



Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o único centro espacial da América Latina




Barreirinhas

O município é conhecido por ser a "porta de entrada" da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses, que consiste em uma vasta área de altas dunas de areias brancas e de lagos e lagoas, também conhecido como Deserto brasileiro.
Imagine um imenso deserto de dunas e areias brancas estendidas como um imenso lençol à margem do Atlântico. Colorindo este imenso deserto existem milhares de lagoas de águas doces, límpidas e cristalinas, formadas pela água das chuvas, que variam do verde-claro ao azul bem intenso, algumas chegam a ter 2 km de extensão e 5 metros de profundidade. É uma miragem!
Esse deserto de dunas iniciou sua formação há 13 mil anos, o que para os geólogos significa origem recente. É uma raridade ecológica resultante da ação simultânea de ventos, ondas e correntes marítimas. Grandes quantidades de areia do fundo do mar, descobertas pelo ritmo das ondas finalizaram sua criação.
Na área do Parque Nacional dos Lençóis existem áreas de vegetação que abrigam pequenas comunidades, modelos de convivência do homem com a natureza.
Andar sobre as dunas do Parque num final de tarde ou início da manhã é um presente, um privilégio.















0 comentários:

Postar um comentário